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Sorria, você é carnívoro!

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Especialista defende que comer carne vermelha eleva o bom humor devido à vitamina B12 e ácido fólico presentes no alimento.

 

 

Quer melhorar seu humor? Se a resposta positiva vier acompanhada de um generoso saque a uma caixa de bombons, você pode estar um pouco enganado, segundo o nutrólogo Celso Cukier, que é vice-presidente da So­­ciedade Brasileira de Nutrição Paren­teral e Enteral e diretor do Instituto de Metabolismo e Nutrição. Confira a entrevista:

 

Porque o chocolate não é necessariamente a melhor opção para melhorar o humor?

 

O chocolate pode fornecer antioxidante e a melhora do humor estar relacionada ao prazer de ingeri-lo. Entretanto, não há comprovação científica do seu impacto na síntese de serotonina.

 

Quais nutrientes a carne vermelha possui que ajudam a melhorar o humor e por quê?

 

Estão relacionados ao humor a vitamina B12 e o ácido fólico, precursores da serotonina, cuja deficiência é sabidamente relacionada à depressão. Essas vitaminas são fornecedo­ras do grupo metil na formação da metionina, também relacionada ao humor.

 

Vegetarianos restritos estariam em risco de depressão pela falta de carne?

 

A falta dessas vitaminas pode interferir negativamente em processos metabólicos relacionados ao humor. Aqueles que não têm ingestão dietética adequada devem ter seguimento profissional para detectar pre­co­cemente qualquer deficiência e receber complementação ou suplementação vitamí­nica adequada.

 

Quais são as principais funções das vitaminas do complexo B?

 

O complexo B é formado por um conjunto de nove vitaminas conhecidas como hidrossolúveis, ou seja, que se diluem em meio aquoso. Desenvolvem diferentes funções em nosso organismo, sendo fundamentais para a respi­ração celular, utilização de substratos energéticos e funcionamento adequado do sistema nervoso e muscular.

 

A proteína e ferro da carne bovina são mais bem absorvidos pelo corpo do que dos vegetais?

 

A carne fornece proteínas de boa qualidade, bem como vitaminas e minerais não encontrados em tanta abundância nos outros alimentos. A biodisponibilidade da proteína da carne é muito adequada à nossa capacidade de digestão, absorção e aproveitamento dos aminoácidos forne­cidos, assim como o ferro. Caso a pessoa não ingira carne deve adequar muito bem sua dieta ou ter acompanhamento clínico e laboratorial para não desenvolver anemia.

 

É maior a dificuldade de digestão de vegetais em relação à carne?

 

A carne e os vegetais se complementam no processo de digestão e absorção dos nu­trien­tes. Fornecem nutrientes distintos que, juntos, promovem uma boa saúde.

 

Há outros mitos sobre ingestão do complexo B e o consumo de carne?

 

Há o mito de que comer carne faz mal. Porém, o que faz mal são os excessos. Precisamos de cerca de 1g a 1,2g de proteínas por kg ao dia. Menos que isso não é adequado e mais que isso na maioria das vezes não é necessário.

 

Fonte: Redação Gazeta do povo

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